Camiseteria

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O caminho das pedras para novos estilistas

Fashion Philosophy Fashion Week Poland 

O grande desafio dos novos estilistas sem dúvida é a falta de espaço para mostrar as suas criações, o mundo da moda é cobiçado por muitos, porém apenas alguns chegam lá. Pensando nisso, selecionei alguns concursos que acontecem no país a fim de buscar novos talentos da indústria da moda, uma ótima dica para quem procura uma oportunidade de mostrar as suas criações, e ainda concorrer a prêmios imperdíveis.
Ponto Zero - Divulgação



Começo pelo projeto Ponto Zero desenvolvido pelo Sinditêxtil SP, Texbrasil em parceria com a Casa dos Criadores, a iniciativa é super válida, apesar de ser restrita para alguns estados (SP, SC, CE), as inscrições ainda estão abertas, e somente alunos de algumas instituições podem se inscrever.

Vencedoras Prêmio Rio Sul - foto: Blog Rio Sul

Ainda esse ano aconteceu o Prêmio RioSul de Novos Estilistas, promovido pelo shopping RioSul, tudo indica que outras edições ainda estão por vir. As vencedoras, alunas da Veiga de Almeida, ganharam um curso de quatro semanas na badalada Parsons School of Design em Nova York.

Foto: Site


A nível nacional, os estudantes de moda também podem se inscrever no Future Designer promovido pela Lycra, os candidatos são convidados a criar uma coleção com um tema definido pela comissão, as inscrições acontecem sempre no início do ano, e os participantes passam por diversas etapas a ter a grande final.

Site do evento

A fim de promover esses novos talentos foi criada a semana de moda da Puc-Rio, o Estilo Puc, o evento já conta com diversos apoiadores, como Farm, Jelly entre outros. Os participantes concorrem a uma premiação em produtos das grifes apoiadoras, além da chance de desfilar as suas criações, a programação da semana incluem workshops, palestras, homenagens entre outras atividades.

Divulgação

Outra que resolveu apostar nos novos criadores foi a revista Criativa, a publicação lançou esse ano o Prêmio Criativa Novos Estilistas também voltados para estudantes de moda, ou recém-formados, os participantes criaram uma coleção com três croquis, as peças vencedoras irão aparecer em um caderno especial na edição de dezembro da revista.

Site

O Concurso de moda realizado pela Faculdade de Artes Plásticas – FAAP -  é uma ótima oportunidade para os alunos da instituição (não é aberto a todos), os vencedores recebem total suporte profissional e uma ajuda de custo para realizar a produção das suas peças, e participam de um desfile profissional.

Outro concurso que já se tornou tradicional no calendário de Minas Gerais é o “Minas Lança Novos Criadores” promovido pelo Minas Shopping, apesar de ser realizado em Minas, designers de todo o país podem se inscrever, saiba mais.


O Dream Fashion Tour, promovida pela Monange, também abriu espaço para que novos talentos da moda pudessem mostrar as suas criações, o evento que conta sempre com a participação de pessoas de peso no cenário da moda do país, como a Xuxa, promove uma verdadeira interação entre moda e música, ganhou diversas edições em diferentes estados do Brasil, vale a pena ficar por dentro das próximas datas.

O evento Capital Fashion Week realizado no DF também conta com um espaço reservado somente para novos criadores, a iniciativa conta com o apoio da Federação das Indústrias do DF.

Já no Ceará acontece o Dragão Fashion Brasil, vale ressaltar que a inscrição só é permitida de alunos das instituições pré-definidas pela organização do evento, quer saber se a sua está selecionada? Saiba aqui.

Apesar de uma proposta um pouco diferente, os reality shows são excelentes oportunidades para quem está começando a sua caminhada, recentemente a revista Elle em parceira com a MTV lançou o It MTV ELLE Fashion Fabric, os vencedores participarão de um desfile na Casa dos Criadores e de um editorial na revista.

Site
O sucesso desse tipo de programa pode ser comprovado com a Temporada de moda Capricho que já está na sua segunda edição, os participantes nesse caso trabalham muito mais como produtores e consultores de moda, mas o vencedor terá a oportunidade de estagiar em uma das revistas mais conhecidas do país, então deixe a vergonha de lado e boa sorte!!

Se você souber de mais algum concurso que não citamos, por favor deixe um comentário!!!

Beijos,

Joici Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário